PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Governo teme novas derrotas no Congresso e quer Senado como ponto de resistência

Governo teme novas derrotas no Congresso e quer Senado como ponto de resistência

Depois da derrota na semana passada na MP que previa aumento de impostos, o presidente Lula teme novos revezes no Congresso e pretende transformar o Senado como ponto de resistência dentro do Legislativo.

Segundo líderes governistas, a situação do governo na Câmara dos Deputados é complicada e, por isso, a equipe de Lula precisa dar uma atenção especial ao Senado para ter a Casa como “ponto de resistência”.

“Ainda não tivemos tempo para reverter o clima ruim na Câmara, a situação ficou complicada com o Centrão aproveitando para tentar fragilizar o presidente na véspera do ano eleitoral.

Por isso, é importante cuidar bem do Senado e transformá-lo num ponto de resistência”, diz um interlocutor do presidente Lula.

Nesta semana, o governo passará por novo teste na votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2026 em sessão do Congresso Nacional, que está agendada para quinta-feira (16).

Líderes do governo temem novas derrotas que irão engessar o governo na liberação de emendas parlamentares.

O Centrão quer criar um cronograma para liberar e pagar a maior parte destes recursos até junho, último prazo legal antes das eleições para promover liberação e pagamento de emendas.

Além disso, o governo quer autorização legal para se contrapor à determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) e ficar liberado para trabalhar com o teto da banda da meta fiscal, o que representa um déficit de 0,25% do PIB em 2026.

Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.

Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.

Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.

Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.

O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.

Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.

Leia mais

PUBLICIDADE