O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) autorizou, nesta quarta-feira (8), a nomeação de 459 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conforme publicação da Portaria nº 8.730/2025 no Diário Oficial da União.
Os novos servidores irão ocupar o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS) e atuarão em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, segurança pública, direitos humanos e proteção à infância e juventude.
A nomeação está condicionada à existência de vagas e à adequação orçamentária, seguindo a Lei Orçamentária Anual (LOA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). A medida tem como objetivo reforçar a implementação e gestão das políticas públicas sociais no âmbito federal, consolidando-as como políticas de Estado.
O CPNU se destaca como um dos maiores certames da história do serviço público federal, reunindo em um único processo seletivo vagas para diferentes órgãos e carreiras, promovendo um modelo mais inclusivo, democrático e eficiente de seleção.