Mensalidades de escolas particulares terão reajuste de 9,8% em 2026
As mensalidades das escolas particulares devem subir, em média, 9,8% na virada de 2025 para 2026, prevê um levantamento da empresa de consultoria Grupo Rabbit.
É um valor que, se concretizado, representará mais do que o dobro da inflação esperada para o próximo ano (4,81%).
“O reajuste não tem relação direta apenas com o índice inflacionário, mas com a necessidade de manter o funcionamento da escola, cobrindo gastos como salários de professores e tarifas de serviços públicos”, afirma Amábile Pacios, vice-presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep).
“A lei estabelece que a correção pode ocorrer uma vez por ano e deve considerar tanto as despesas fixas — como aluguel, energia e água — quanto possíveis melhorias, como a inclusão de uma nova disciplina.
São esses dois princípios que orientam qualquer planilha de custos.
” ➡️Ela refere-se à Lei º 9.
870/1999, que regula essas cobranças — e que obriga as instituições de ensino a informarem as novas taxas com, no mínimo, 45 dias de antecedência em relação ao prazo final de matrículas.
Apesar dos reajustes sucessivos, a rentabilidade média do setor caiu para 14%, considerada muito baixa para empresas prestadoras de serviços, afirma o levantamento.
Esta é uma notícia importante que está sendo atualizada constantemente. Os detalhes estão sendo apurados e serão divulgados em breve.
Especialistas estão analisando a situação e fornecendo informações atualizadas sobre o desdobramento dos fatos.
Acompanhe as atualizações para obter as informações mais recentes sobre este assunto.
Esta matéria está sendo acompanhada de perto por nossa equipe de jornalismo, que trabalha para trazer as informações mais precisas e atualizadas.
O tema abordado nesta notícia tem grande relevância e impacto, merecendo atenção especial dos leitores e da sociedade em geral.
Continuaremos monitorando os desdobramentos e atualizando esta matéria conforme novas informações forem disponibilizadas.